quarta-feira, 30 de julho de 2008

A ilusão da beleza


Esse aqui é um filminho antigo do Dove, mas mostra escancaradamente como a ilusão se alastra nos tempos de agora. Ele termina dizendo algo do tipo "não há dúvidas de que nossa percepção da beleza está distorcida".

Então, quer dizer que eles pegam um menina qualquer com espinhas e cabelo meio ensebado, fazem nela um dia da noiva em fast foward, daí muitos cliques depois acham a foto certa e tudo podia acabar por aí, mas não! Nada vai pra produção sem uma sessão de photoshopagens extremas que transforma a menina sem gracinha do começo do filme em uma top-top-model que nós olhamos nos outdoors da cidade e imediatamente aceitamos consumir o que quer que seja que nos empurrem que contenha a fórmula mágica que vai nos deixar exatamente igual aquele rostinho bonito do anúncio!

Que fique muito claro que este post não é uma apologia à feiura... Mas, acorda! O mulherão do outdoor não se parece nem mesmo com a menina sem gracinha da sessão de fotos... Por que acreditamos que nós vamos ficar igual a ela?! Aliás, por que acreditamos que temos que ficar igual a alguém para sermos bonitas?!

Talvez porque desde a infância ganhamos pelo menos duas barbies por ano... Talvez porque em todas as histórias da TV a "princesa" e "heroína" é loira, magra, alta, de cabelo liso e todos os corações se derretem por ela... (e mesmo que a princesa Fiona tenha escolhido ser um ogro, duvido que alguém aqui faria a mesma escolha) ...Talvez porque uma meia dúzia de pentelhos da época do colégio fizeram piadinhas pejorativas a respeito de certa característica nossa e ficamos chorando trancadas no quarto por hoooras nos desesperando porque não éramos como a Maria Joaquina... Talvez porque as amigas que primeiro arranjaram namorados tinham um biótipo e uma personalidade bem diferentes da nossa...

Opa! Então, a finalidade de tudo isso é ser amada?! Perseguimos ideais de beleza padronizados que querem transformar todas as mulheres do mundo em barbies... em mulheres diferentes das mulheres que somos e ainda por cima, queremos que nos amem!? E agora eu bem poderia começar aquele papinho batido sobre se você não se ama, quem vai te amar e todos os jargões do gênero... mas poupe-me! Todos já sabemos disso. E nem vou começar o papo sobre anorexia e distúrbios alimentares e psicológicos porque acho deprimente por demais...

Acho que devemos perseguir a beleza sim. Mas não obsessivamente. E nem com o objetivo de sermos amadas só por isso. A beleza física é muito efêmera e superficial pra ser requisito de amabilidade. E eu desconfio que é belo de verdade quem persegue a beleza da alma, sem se violentar e sabendo preservar cada detalhe que o torne único e que o faz ser exatamente quem é... e ser feliz assim, dos pés até a ponta do nariz!

+++
Mulheres Perfeitas
Conceito de Beleza (tem que procurar o texto no indice)
A Beleza está na Diferença

Nenhum comentário:

Postar um comentário