sexta-feira, 25 de julho de 2008

A little better

(foto via notcot)

Ok, muitos acreditam que o design não pode salvar o planeta! E realmente, não pode. Pelo menos não sozinho. Mas, parafraseando outra vez o fundador da Adbusters, Kalle Lasn, "designers vivem no córtex direito do cérebro. E isso os presenteia com um poder especial. Se eles aprendessem a usar esse poder de modo diferente, então, poderiam contribuir para a construção desse futuro que, desesperadamente, precisamos".

Acho que esse posto de gasolina mostra um pouco como usar esse poder de modo diferente. Eu ouvi falar dele na 22ª Semana Internacional de Criação Publicitária durante a palestra do Brian Collins, o baixinho genial da Collins Design Research, autor deste e de muitos outros projetos bacanas. E já adianto, ouvir esse cara vale mil vezes mais a pena do que ouvir o standup comedy de criativos festejadinhos como o Nizan, por exemplo...

Enfim, Helios House é um posto de gasolina high tech no coração de Los Angeles que combina sustentabilidade, design, educação ambiental e experiência num só pacote. O que ele tem que outros postos não têm?! Claro que esse visu não é uma fantasia de nave espacial vestida na estrutura do posto... são placas solares que geram energia suficiente para as necessidades do empreendimento. O material usado na construção é eco-friendly e cada espaço é demonstrativo de tecnologias verdes e oferecem dicas para os clientes adotarem hábitos ecologicamente corretos. Outra coisa legal: a Collins desenvolveu uns postais promocionais impressos num papel que pode ser amassado e plantado, porque há sementes prensadas nele.

Em cima do posto há outdoors dizendo "a little better"... E acho que só não é mais do que "um pouco melhor" porque afinal de contas eles estão vendendo gasolina!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário