quarta-feira, 23 de julho de 2008

A história das nossas coisas



Além de se preocupar com as questões filosóficas fundamentais, como "de onde viemos" ou "o que estamos fazendo aqui", você já parou pra pensar de onde vem as coisas que a gente compra prontinho nas lojas e pra onde elas vão depois que as jogamos no lixo?!

Annie Leonard, uma mulher que não se preocupa apenas com roupas e sapatos, mas com o impacto que o consumo desses itens provoca no planeta e nas sociedades, percorreu muitos caminhos e descobriu um monte de coisas interessantes que todos devem saber antes de ir correndo pro shopping quando a TV anuncia a próxima liquidação.

The story of stuff, é um documentário deliciosamente didático que explica cada etapa do processo que impulsiona o consumo a níveis cada vez mais desenfreados e que está enchendo nosso planeta de lixo. Há que se dizer que Annie apresenta tudo com uma certa ironiazinha muito sutil mas que acaba por acordar nossa mentalidade condicionada a essa lógica insana do consumismo como objetivo fundamental de felicidade e júbilo.

Aqui você assiste a versão com legendas em português. E aqui, você assiste a versão interativa (sem legendas) no site da própria Annie Leonard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário