quarta-feira, 23 de julho de 2008

O extraordinário é demais



"Não faça nada a não ser que seja necessário e útil.
Porém, se for algo necessário e útil não hesite em fazer com que seja belo."


Pra quebrar um pouco essa lógica da racionalização da produção dos bens de consumo que postei até agora e relembrar o Balu (aquele urso fanfarrão do desenho do Mowgli), reproduzo aqui essa máxima da filosofia do design shaker. Os shakers são protestantes, que assim como os quakers, acreditam que Deus pode ser encontrado muito mais dentro de nós mesmos do que em cultos ou rituais.

Segundo a Wikipedia, eles também acreditam que suas vidas devem ser dedicadas à busca pela perfeição e que uma das formas de alcançá-la é trabalhando duro. Isso fez com que se tornassem hábeis construtores que contribuíram largamente para a história cultural dos Estados Unidos.

São autores de um design de mobiliário único. Minimalista e sóbrio. Sem detalhes elaborados ou decorações exageradas, uma vez que isso seria desrespeitar sua própria filosofia e; porque para eles o trabalho é um ato de oração deviam fazê-lo, sobretudo, com beleza.

Eu não sou shaker, mas considero isso um ato de profundo respeito pelos recursos naturais que o planeta oferece para que possamos criar o necessário "somente o necessário" pra viver aqui..."por isso é que essa vida eu vivo em paz!"

Um comentário:

  1. Olha outra coincidência. bjos.

    http://isabellalychowski.blogspot.com/2009/05/bare-necessities-of-life.html

    ResponderExcluir