quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Muito melhor


Já falei bem aqui, sobre como foi provado cientificamente que felicidade é contagiante e afeta todos ao redor. A pesquisa dizia assim: "A felicidade de uma pessoa depende da felicidade daqueles com quem a pessoa em questão está conectada."

Não é que eu esteja sem assunto ou querendo me repetir! Ou melhor, não é que esteja sem assunto, mas quero sim repetir pra mim mesma que ser feliz é uma decisão que a gente faz! Sei que parece uma contradição com a afirmação acima que coloca nossa felicidade em direta interdependência com a felicidade alheia, fazendo parecer que não é responsabilidade nossa se a tristeza nos alcançar. Mas é sim, porque podemos decidir sobre aqueles com quem queremos estar conectados. Repito, porque é com tanta frequência que esquecemos disso! Porque quando deixamos de ser vigilantes só por um momentinho que seja, pronto! nos deixamos envolver por influências que nem sabemos de onde saíram e aí vamos ficando taciturnos, ansiosos, pesados.

Não que seja fácil proteger-se destas influências, é comum que os outros também estejam ligados a energias ruins sem nem perceber por qual frestinha entra aquela névoa cinza. Seria bacana se tívêssemos sensores automatizados avisando que há algo errado e fechando ou filtrando esses inputs. E talvez tivéssemos mesmo se não tívêssemos deixado de lado a única ferramenta que pode fazer isso. Hoje é tão dificil saber quando estamos realmente equivocados...

Bom, talvez todo este texto até aqui nos fizesse deduzir que o mais seguro então, é isolar-se de qualquer interação! Novamente a idéia de que sozinhos, estamos protegidos. Talvez fosse, mas a felicidade ainda depende do que nos rodeia e sozinhos é muito dificil construir um ambiente feliz (o Tom Jobim já sabia que é impossivel ser feliz sozinho). E isso não acontece porque quando se está só, não há ninguém de quem receber felicidade; mas quando se está só, você não pode doar! Não pode servir (E aí seu coração torna-se irredímivel, como na citação do C.S Lewis aí na barra ao lado). E esta é a decisão que podemos fazer, estar próximo das pessoas simplesmente porque queremos ser úteis! Esta é a fonte da felicidade e da força!

Somente um compromisso assim pode imbuir alguém de tanta força que não o deixará ser influenciado por energias negativas externas, porque este compromisso também significa que você não poderia trazer sofrimento para ninguém! Seria impossível! É assim que nasce a responsabilidade por aqueles a quem cativamos. Nunca iríamos criar vínculos desnecessários que nos sobrecarregassem de culpa. É tão óbvio que fico aqui, encantada e estarrecida de como nos perdemos tanto disso. De quanto sofrimento é responsabilidade nossa. E de quanta felicidade poderíamos plantar no mundo se simplesmente nos decidíssemos a isso! Minha escolha é essa, e espero que também seja a sua, leitor! E se você vislumbrar a menor sombra encobrindo seu sorriso, é porque não está doando o suficiente. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário