quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Numb



Filminho simples e despretensioso que assisti tempos atrás e que sempre quero escrever a respeito mas acabo deixando pra lá: "Hora de voltar" escrito e dirigido pelo também ator Zach Braff, conta a história de um carinha voltando para a cidade natal após a morte da mãe. Ausente por 9 anos, o regresso o faz confrontar-se com seu passado, com os fantasmas de sua infância e com seu pai dominador que também é seu psiquiatra e que mantém o filho sob uma contínua prescrição de lítio e outros remédios pesados para conter sua "agressividade natural".

O reencontro do protagonista com os amigos de infância e suas atuais trajetórias oferecem a base para que ele possa analisar sua própria jornada. O encontro transformador com uma garota, que ao longo da história vai se tornando muito importante para ele, o faz tomar decisões que não poderia tomar antes de conhecê-la. Tudo isso para que em sua catarse final ele decida libertar-se e ser e permitir-se viver o que acredita que pode!

Eu achei especialmente tocante a cena em que ele diz ao pai que não vai mais tomar nenhum remédio, pois não quer mais sentir-se entorpecido! Quer sentir a vida, quer poder sentir o que é a vida, mesmo que sinta dor.

Achei isso tão rico porque fico observando que muitas vezes, perdemos muito tempo tentando nos proteger e aí nos entorpecemos! Até que não haja mais movimento em nossa vida e passemos a viver, mecanicamente, somente coisas sem sentido! Aí tem uma musiquinha do Velvet Underground que você pode cantarolar para não se esquecer de que é importante deixar as portas abertas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário