terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Um jeito Pollyanna de ser...



Neste fim de 2008, ouvimos muito de crise e de como tudo será cada vez mais difícil de agora em diante... Acho triste começar o ano de 2009 vibrando em negatividade. Tem uma citação que diz: "Procure o mal na humanidade esperando encontrá-lo e você certamente achará". Parece que este é o tema no qual a passagem de ano vai estar mergulhada.

Mas eu proponho substituir a palavra "mal" da citação por outra: "Procure o bem na humanidade esperando encontrá-lo e você certamente achará!". Eu proponho começar 2009 com menos críticas e apontar de dedos e mais solidariedade e compaixão.

A teoria é a seguinte, se construímos uma história humana tão feia e sórdida até hoje por constantemente reafirmar palavras/pensamentos/atitudes condenáveis será que não conseguimos construir um futuro melhor se passarmos a afirmar mais amiúde palavras/pensamentos/atitudes mais elevados? mais ideais?

Essa é a premissa da iniciativa Imagens e Vozes da Esperança, que procura convencer profissionais de mídia a atuar como agentes de benefício para a sociedade. Alimentar a mídia de imagens e notícias ruins é o mesmo que alimentar o movimento da engrenagem no sentido errado, o que produz somente mais coisas ruins e feias! Há que se concordar que este "fim dos tempos" nada mais será do que a consciência de que a engrenagem precisa começar a girar no sentido contrário e para tanto, a máquina vai parar, vai soltar um terrível grunhido e vai fazer voar muitos parafusos pelo ar... e aí, quando parecer que quebrou de vez, vai começar a rodar no sentido certo...

Não quero plantar uma esperança ingênua... sei que veremos o impublicável. Assistiremos e participaremos de um futuro que não queremos. Que queremos achar que não merecemos. Mas é necessário confiar que julgamentos amargos são, na verdade, bençãos disfarçadas (como Oscar Wilde bem disse um dia).

Então eu acho que a premissa da IVE não se aplica somente aos profissionais de mídia, mas a todo e qualquer ser humano. É como quando Frodo se queixa de que não gostaria de estar naquela situação em que se encontravam e Gandalf diz "Assim como todos que vivem para ver tempos assim, mas não cabe a eles decidir. Tudo o que temos que decidir é o que faremos com o tempo que nos foi concedido". Se temos que decidir o que fazer com nosso tempo sugiro que a alegria seja um guia na busca desta resposta. A alegria de viver será muito mais útil do que a eterna disposição humana por criticar, se entristecer e se desesperar, por culpar, julgar e condenar qualquer um e nunca a si próprio. É por isso que me refiro à menina Pollyanna e a esta linda canção do Nat King Cole: Sorria quando seu coração estiver dolorido. Sorria mesmo se ele tiver se partido... Sorria, e talvez amanhã o sol brilhe para você!

5 comentários:

  1. Oh foi tão lindo!!! É sempre com um sentimento esvoaçante que termino de ler suas palavras...Esvoaçante no sentido de querer voar, ou rir até flutuar(vide Mary Poppins), alegre, feliz...é isso...é disso que precisamos: colocar leveza e alegria nas ações já que não tem como voltar e consertar o mal-feito, mas andar pra frente, consertar o que der, vibrar no bem...isso WE CAN!!!
    Beijos, feliz vida...feliz 2009!

    ResponderExcluir
  2. olá Erica. Gostei muito de seu post. A transformação tem de vir de dentro... de cada um. Só mesmo os que tem olhos pra ver...
    abraço forte
    Cris Fernandes
    adm conteúdo IVE Brasil
    www.ive.org.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris... não sei se vai voltar aqui mas como não encontrei seu email para te enviar uma resposta, vai por aqui mesmo! Em primeiro lugar, fiquei feliz que gostou do post. É muito bom ir encontrando sintonia. Eu ouvi sobre o IVE na Semana Internacional de Criação do ano passado... uma palestra da Judy Rodgers... fiquei encantada!!! Já era fã da Cristina Carvalho Pinto da FullJazz, a madrinha que levou essa palestra na semana! Só por isso já sabia que valia a pena antes mesmo de começar... Desde então sempre dou uma olhada no portal do IVE. Mas desejo me aproximar mais... Bom, obrigada por comentar no meu blog. Até!

    ResponderExcluir
  4. Olha a eriquita ficando famosa!!! rssss! também com esses posts leves que espalham leveza e coisa boa fica difícil não ser gostada pelas mesmas! não é merrrmo?! Pois entao eu concordo contigo e, nao querendo ser pretencioso, mas, eu acho, que talvez, quem sabe, eu espalho um pouco de alegria pras pessoa que se aprochegam di eu! sou meio humorismo nato e vc O BEM O sabe... certo?!?! mas, agora, eu vou me alançar como professor de portugues moderno! we just cut the bullshit and go straith to the point! got it?

    ResponderExcluir
  5. Querido anônimo... o post prova que realmente não é pretensão nenhuma o fato de alguem espalhar alegria aos que o rodeiam! Portanto, continue sendo humorista que as pessoas ao seu redor só têm a ganhar! Agora quanto a se lançar como professor de português moderno, não sei não... talvez seja melhor estudar mais a reforma ortográfica recém instaurada... "aprochegam di eu" não soa muito bem.

    ResponderExcluir