domingo, 17 de agosto de 2008

A espera


Filhos da Esperança é sobre um futuro onde e quando os seres humanos não podem mais ter filhos, e vivem numa reduzida sociedade condenada, já que colapsos sociais, destruição ambiental e terrorismo ajudam a construir a conjuntura de uma wasteland desesperadora...

Afinal... se não há futuro, conceitos como esperança, compaixão, bondade, justiça continuam fazendo sentido !?

A narrativa aberta desta distopia do diretor Alfonso Cuarón me deixou pensando sobre um dos capítulos contidos no livro A Luz da Verdade. Na dissertação "O mistério do nascimento", Abdruschin mostra que crianças trazem bençãos porque o nascimento delas é uma chance de remição espiritual para aqueles que as cercam.

Os cuidados e educação que crianças necessitam oferecem tantas oportunidades de exercício do amor ao próximo que é por isso que cada nascimento deve ser considerado uma dádiva e uma possibilidade de ascensão.

Associar essa visão ao filme o torna ainda mais especial. Se nenhuma criança nasce nessa sociedade da ficção é porque nenhum daqueles seres humanos merece mais evoluir espiritualmente? Perderam todas chances? Se sim, então esperança, compaixão, bondade, justiça realmente não fazem mais sentido... Mas será que um forte anseio conjunto por estes mesmos conceitos perdidos pode ser poderoso o suficiente para mudar o fim inevitável de tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário