terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sem herói


"Não existem mais líderes"... às vezes é o que acho e sei que outros devem achar isso também. Principalmente em ano eleitoral. É bom saber que existe alguém cujos valores são fortes o bastante para que nos inspirem e nos sentimos meio orfãos sem essas imagens.

O passado é cheio de figuras assim, mas hoje em dia, quem tem o apelo de um Che Guevara, de um Mahatma Gandhi, de um Kennedy até? Parece que a civilização atingiu aquele estágio quando as crianças crescem e descobrem que os pais não são heróis. São apenas humanos. Ou ainda, pode ser que a civilização até já passou desse estágio, mas ainda esteja aprendendo que não dá pra depositar todas as esperanças em um líder. Eles também são apenas humanos e o desenvolvimento mútuo depende muito mais de que cada um faça sua parte.

Em uma era onde profissionais de qualquer setor são bombardeados com treinamentos sobre liderança, aprendemos que o líder está em cada um de nós, em qualquer segmento da sociedade. Um pouco como aquele videozinho do TUM CHALO. Por outro lado, também é uma era onde os valores que nos serviriam de inspiração, pouco aparecem. O foco está voltado para outras direções: nos tornamos uma sociedade inacreditavelmente fetichista. Objetos traduzem e incorporam valores que buscamos. Carros e jeans significam liberdade e com essa liberdade aviltada é que nos preenchemos.

Os heróis que cultuamos hoje são muito diferentes dos heróis de outrora. As histórias arquetípicas que sempre funcionaram como repositório cognitivo do comportamento humano, continuam funcionando assim hoje. Mas o conteúdo delas é bem diferente. O objetivo máximo dos protagonistas de hoje pode ser comprar um jeans da moda, por exemplo! Ou enriquecer escandalosamente fazendo gols! Ou voltar à plena forma uma semana depois de dar à luz trigêmeos. E torcemos por esses "heróis".

Abra o jornal ou ligue a TV e será bombardeado por violência, sexo e velocidade. Perdemos a capacidade de sonhar. De construir um mundo melhor à partir de pensamentos sobre um mundo melhor. Não acreditamos que um mundo melhor possa existir e portanto, não sonhamos com ele. Se houvesse algum líder hoje em dia, desses como haviam no passado, com certeza não o veríamos e não o ouviríamos. A não ser que estivesse vestindo o jeans e dirigindo o carro da moda. Se o tal líder fosse mulher só a enxergaríamos se estivesse nua e seu corpo fosse invejável e desejável. Mas aí não seriam mais líderes como de outrora.

O mundo que construímos não deixa lugar para Guevaras, Gandhis. Cristos... Cada um está sozinho, por sua conta... dedicando seu tempo a consumir as sombras contadas nas histórias feias de hoje em dia (inflando-as) ou sentindo-se só por não encontrar eco nestas mesmas histórias. São estes últimos que devem parar de esperar por líderes e começar a procurá-los dentro de si mesmos e então, agir inspirados por seus valores. Sem platéia e sem desânimo. E então as pequenas histórias pelas quais tanto anseiam começarão a ser ouvidas, mesmo que como apenas sussurros.

Um comentário:

  1. Bravo!!! De novo e de novo...vc sabe o quanto admiro essa lucidez ao falar sobre assuntos tão pertinentes nesse momento que vivemos...
    Escreve mais...to esperando!
    Abs
    Rit Marie

    ResponderExcluir