sexta-feira, 2 de julho de 2010

O mundo é como nós somos

... ou porque quero estar cercado só do que me interessa...

É interessante como somos vulneráveis ao ambiente externo e ao que nos circunda. Por que será que de repente o desânimo nos abraça se nem mesmo sabemos de onde ele surgiu? Dias atrás estava bem pra baixo, daí comecei a ler coisas aleatórias e esse livro pulou no meu colo: Energia Ilimitada, do Dr. Deepak Chopra. Além de ensinar qual o seu dosha e oferecer soluções práticas do ayurveda para eliminar a fadiga crônica, o livro traz insights valiosos para o auto-desenvolvimento.

Ao reconhecermos que há uma conexão direta entre mente e corpo, torna-se claro entender que o que pensamos afeta nossa estrutura física e nossa saúde. Assim, ter boa saúde é sinônimo de ter uma vida interior saudável, o que pode ser garantido se adotarmos uma postura positiva com relação à vida em vez de nutrir sentimentos e emoções tóxicas que acabam por embotar nosso organismo e conseqüentemente, nossa vida. Isso remete diretamente à filosofia de Abdruschin que nos alerta a manter puro o foco dos pensamentos!

Chopra ensina: O mundo é como nós somos! É tudo questão de sintonia.Ainda mais se depois você lê a Lya Luft em uma história que diz assim: A vida é uma mesa posta, há quem escolha as coisas boas e há quem só se serve dos venenos! Quantos de nós não se envenenam assim, espontaneamente?! Mas o guru da medicina ayurvédica salienta que isto é muito mais do que pensar positivo, é ter acesso a uma fonte inesgotável de energia e fluir com ela!

Em Energia Ilimitada, aprendi muitas coisas que já sabia mas que teimo em esquecer! Aprendi que quando concentramos nossa atenção em determinada coisa, essa coisa cresce. Portanto devemos estar atentos a respeito do foco e da qualidade de nossa atenção! O livro diz que não podemos entreter o negativismo. O que equivale a dizer que não devemos alimentá-lo se não queremos que ele cresça! Não é maravilhoso saber o quanto podemos ser verdadeiramente donos de nosso destino e realmente viver a vida que queremos viver?!

Aliás, Deepak Chopra esclarece brevemente sobre o dharma, o caminho espiritual de cada um. E o impulso básico é sempre ser melhor do que somos e para isso devemos encontrar o equilibro interior para que nossa individualidade desenvolvida e plenamente responsável se expresse livremente e não se aprisione em imagens ilusórias das expectativas alheias.

Achei especialmente importante ler que os desapontamentos, frustrações e derrotas muitas vezes nos fazem assumir uma postura de auto-proteção e defesa, que acabamos desistindo dos sonhos e nos auto-limitamos e que isto é extremamente prejudicial para o desenvolvimento espiritual.

Enfim, me animou! (E olha que ânimo e alma tem uma raiz etimológica comum, não é à toa of course!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário