quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Começa com uma garota...


Eu achei incrível o modo como com tipologia e música esse projeto pretende mudar o futuro da humanidade.

Pena que tem só em inglês, mas eu conto o que quer dizer pra quem não sabe: Quando vc abre o site vem uma pergunta logo de cara: "O mundo está uma zona?" e vc pode clicar em "concordo" ou "não concordo" para continuar.

Creio que 99,9% das pessoas vai concordar, mas quem não concorda acaba sendo convencido do contrário e o site apresenta um videozito que achei genial! Construído exclusivamente a partir da dinâmica da tipografia que conta o roteiro acompanhado de uma trilha sonora delicada, você é levado a imaginar a situação de uma garota que vive na pobreza. É levado a imaginar o que aconteceria se você pudesse ajudá-la de alguma forma a melhorar sua vida. Basicamente a idéia é essa: se a vida dela melhora, a vida dos que estão ao redor dela melhora, e consequentemente o futuro da humanidade melhora.

Não há nada de original nisso. Mas a verdade tão contundente de uma lógica tão simples expressa através de um design fantástico é a imagem mais adequada para convencer a sociedade dos tempos de agora. É aquela velha questão que Mark Rothko já expôs de que cada época precisa de suas próprias imagens, ou coisa parecida...

Ter que imaginar essa garota num contexto cultural caracterizado por ser extremamente visual, onde todas as imagens estão prontinhas para o consumo e para que nossa imaginação torne-se cada vez mais estéril, faz com que ela, a garota, seja mais real do que se figurasse num filme kind of melodramático, não concordam?!

Imaginar a tal garota é como fazê-la nascer dentro de nós e permitir que ela habite nosso imaginário... concordam? Imagino que se a solução criativa aqui fosse um filme no estilo tradicional, que pegava uma garota e a fazia interpretar a garota pobre do roteiro, quem assistisse o filme acabaria por não dar valor a ela, a garota... Acabaria por vê-la tão longe de si, que ignoraria o apelo da mensagem.

Quando imaginamos, a coisa imaginada fica morando dentro da gente. E é por isso que acredito que este projeto pode dar certo. Porque parte do íntimo de cada um que se desafiar a imaginar uma garota e a acreditar que tornar-se melhor, é tornar outros melhores e é tornar o futuro melhor.

Outra solução que achei incrível foi a estruturação do site em três itens: "aprenda", "mude", "compartilhe"... Não concordam que podemos usar os mesmos três passos para melhorar qualquer coisa que quisermos?!

De mais a mais, não é difícil concordar com o fato de que um futuro melhor não seria má idéia e se essa tarefa está em nossas mãos, por que se recusar a abraçá-la?! Concordam?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário