domingo, 22 de março de 2009

Quit



Apesar de não querer que este se torne um blog meramente referencial não posso evitar mais um post sobre uma campanha publicitária. Esta aqui vem no melhor conceito "Things you own end up owning you" criada pela agência canadense Bleublancrouge para uma ong indiana que luta contra o câncer.

Alertar sobre os males do cigarro não é mais nenhuma novidade, mas achei muito boa a referência à ilusão dos hábitos humanos que não incorrem em outra coisa senão prejuízo de si mesmo. Assim como em O Clube da Luta, a crítica contundente à sociedade de consumo explicita que nos alienamos do self porque nos tornamos o que possuímos, aqui vemos que o hábito de fumar não traz benefício nenhum. É o cigarro que fuma a gente! E as cinzas dos fumantes é que abastecem as grandes corporações tabagistas.

Aliás, diquinha um pouco atrasada, mas quem não viu ainda pode se divertir com a sátira Obrigado por fumar e entender como tudo pode ser distorcido em favor de interesses elitistas. Falando de tudo isso, ainda lembrei da American Legacy Foundation que promove uma sociedade livre do tabaco e inventa as mais loucas campanhas e ações para convencer os americanos de que fumar não é uma boa idéia! O que eu curto mais no posicionamento deles é que trabalham com o conceito de "Truth" (Verdade) e de que "Knowledge is Contagious" (conhecimento é contagioso), então instigam as pessoas a questionarem o que é imposto pela propaganda. Vale ler o post do Carlos Merigo do Brainstorm #9, que li nos idos de 2005 quando ouvi falar pela primeira vez da ALF.

Se você quer parar de fumar, este post é seu lugar. Mas vale lembrar que essa tendência de distorcer a verdade em nome de interesses próprios não é predicado somente da industria do cigarro. Vemos todos os dias como as mais cabulosas atitudes anti-éticas são perdoadas pelos mais ridículos álibis. Está se tornando cada vez mais dificil discernir o certo do errado. Inclusive porque até há pregadores do lema de que não existe "certo" ou "errado". Anyway, eu não posso deixar de acreditar que uma sociedade que não aplica a ética em nenhuma instância é como um câncer que destrói a si mesmo! Como um cigarro que, "inocentemente", está fumando a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário