segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Você supõe o céu...




Quando não se quer arriscar com palavras é quase mágico encontrar uma música tão poderosa quanto o que se cala dentro da gente e sussurra aquela sensação de que existe uma canção que fala melhor o que a gente gostaria de dizer e não consegue.

É o caso dessa canção do The Who... Na verdade, esse post aqui ainda fala o mesmo que o post anterior. É sobre os sentimentos que eu gostaria que reinassem neste novo ano. O post anterior fala de alegria e esperança como guias. Esse aqui fala sobre amor!

Que o amor reine sobre mim.... sobre nós! Pois só o amor pode fazer chover... Só o amor universal pode nos conduzir, nos fazer acordar para o que está por vir e para o que precisa ser feito. Fui pesquisar a história dessa música e minha suspeita de que ela se parece com uma oração se confirmou: parte da trilha sonora de Quadrophenia, filme baseado no álbum homônimo do mesmo The Who, ambienta o personagem principal Jimmy no contexto de uma crise pessoal. Ele se isola numa pequena ilha e desesperado por não encontrar nada pelo que viver no vazio de sua vida busca redenção espiritual na chuva que o céu derrama!

Eu não assisti ainda, mas com certeza vou. Acho que vale a pena ver a imagem descrita acima e que sintoniza perfeitamente com o atual momento da humanidade... Imagino muitos Jimmies que não encontram nada mais pelo que viver... e a todos que supõem o céu, há que alertá-los de que é preciso coragem e força para sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê!

A própria descrição do Pete Townsend sobre esta música é tão poderosa que arrepia: Em sua crise suicida, Jimmy se rende ao inevitável e quando ela passa e Jimmy tem de voltar para a cidade ele vai enfrentar os mesmos problemas... a mesma m#rd**... Mas ele subiu um nível. Tendo se redimido na chuva derramada simbolicamente como uma benção do Senhor que o banha em seu amor, ele está fortalecido... está "em perigo de amadurecer"!

Enfim, não acham que é tudo o que podemos pedir do ano que se inicia? Que o amor reine sobre nós para que possamos saber o que fazer? Eu tenho certeza que este amor está sendo derramado, só é preciso que cada um encontre uma ilha dentro de si mesmo onde se conectar com esta energia primordial.

2 comentários:

  1. Poxa que saco... postar algo faz a música parar... bahhhh... mas vamos lá! postar with a little more RAGE! Olhando por esse prisma parece tudo tãooo simples: que é buscar a Deus! a Fonte de tudo e Tudo! mas estamos tao distances dessa simples verdade singela que diverrrsassss vivencias e experiencias retratadas em diversos filmes e livros apontam para pessoas que procuram e procuram sem ter essa clareza na frente dos óios! mas nóis que tem aproveita! certo?!?! ou que acha que tem... hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo darling, não é que pareça simples! É simples!!! O difícil é sair da sintonia dominante que não vibra em harmonia com a simplicidade das verdades universais. E também não sei se quem tem ou acha que tem realmente aproveite! Aliás, me parece mais é que quem busca uma visão, vamos dizer assim, real; tem mais motivos pra se chatear do que aproveitar. Quero dizer, é simples de enxergar mas extremamente dificil de viver! Porque a sintonia dominante é uma maré forte que carrega todos na contramão disso! Mas, aos que buscam, há que se ter coragem sempre!!!

    ResponderExcluir