quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vitamina E de Entusiasmo


Eu lembro da Vivi Pontes da minha época de faculdade em Ouro Preto...Se bem me recordo, ela tinha um estilo meio clubber, cabelo azul (?) e fazia duas faculdades... A reencontrei um tempinho depois de minha filha nascer, na mesma Ouro Preto em casa de amigos em comum... trocamos poucas palavras. Mas me surpreendi mesmo com ela (como se ela já não fosse suficientemente surpreendente!) quando comecei a acompanhar seu blog de decoração, ou melhor, decoeuração;  que muito rápido e  com toda razão, virou referência no meio! (Quem não conhece vale a pena uma visita, eu gosto especialmente do texto gostoso e familiar dela, de quando cita o Guimarães Rosa e de quando alardeia soluções handmade que não tem a mínima cara de trabalhinho de colégio!)... Enfim, hoje eis que me surpreendo de novo com ela!

Ela  postou no twitter um video muito inspirador de um autor que admiro demais: o uruguaio Eduardo Galeano. Para mim ele é um crítico-social-poeta que insufla nos corações de quem o lê, a saudade de um mundo menos desigual, mais justo e harmônico. O link veio do Blog do Tas e repito aqui a advertência que ele fez: Sugiro: ouça com o coração tranquilo, sem se obrigar a buscar quem “tem razão”. Afinal, segundo Galeano, citando Goya: “a razão gera monstros”. Não os alimente. Apenas sinta o drama e a delícia de estar vivo na Praça Catalunia, onde jovens espanhóis acampados desde Maio provocam outros jovens do mundo inteiro a repensar o nosso papel na política, nas artes e na vida. 

Muita vitamina E pra todo mundo que quer ver nascer esse mundo novo!

3 comentários:

  1. Me apaixonei por Viviane, texto, sugetões, designer... tudo é muito envolvente e eloquente. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quanto os Eduardo Galeano... para mim é estranho e até mesmo díficil entender como a juventude dos nossos dias (meus filhos - diga-se de passagem) não se envolvem politicamente em nada. Mas fico muito esperançosa e feliz com tais manifestações e com certeza ainda sou capaz de engrossar muitas delas.

    ResponderExcluir
  3. Dri... não acho dificil entender isso não... mas talvez seja um pouco dificil de aceitar! A juventude de hoje são os filhos de pais que, por muitas vezes, viram-se limitados e obrigados a inventar o mundo e quanto tiveram filhos deram tudo o que podiam a eles. Os filhos de hoje não precisam de nada, tudo lhes é concedido... por que se envolveriam?!

    ResponderExcluir