quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bodas


Um casamento na familia sempre faz a gente pensar no assunto! Qual o verdadeiro significado de se casar?! Sim... porque muitos se casam por motivos equivocados. Vide a quantidade de divórcios que pipocam por aí... Muitos casam-se por medo de passar o resto da vida sós...antigamente as mulheres se casavam para fugir do jugo de pais muito severos, casavam-se para legitimar a vida sexual que desejavam ter. Mas hoje, com paradigmas sociais mais flexíveis, por que haveríamos de querer nos casar? Percebo que ainda existem pessoas que vêem no casamento a promessa de uma liberdade que não têm e no fim reclamam de ter trocado uma algema por outra. Ainda existem machismos extremos (por parte de homens e mulheres) que vivem o casamento com papeis muito bem definidos onde o homem provedor controla uma mulher submissa que torna-se escrava doméstica /sexual.

Hoje as mulheres podem ser independentes (se assim quiserem) e não precisam aceitar uma relação unilateral, mas ainda romantizam o matrimônio, e no fundo acham que a submissão faz parte do jogo. Longe de querer denegrir esta instituição, vejo que cada um tem idéias muito próprias sobre o que quer receber de um casamento. Mas é raro alguém que realmente pense no que pode dar de si mesmo quando chega a hora de celebrar esse rito de passagem arquetípico.

Claro que também há aqueles que casam-se sem ter idéia nenhuma do que seja o casamento, vivem os preparativos intermináveis da cerimônia, a escolha do vestido, dos presentes, dos convidados ... e não constroem a base necessária para a vida em comum que se iniciará depois da celebração! O verdadeiro casamento só começa depois disso, afinal a cerimônia devia apenas simbolizar uma união e um compromisso que já existem. 

Numa época onde o individualismo é tão valorizado (apesar da solidão epidêmica que contamina toda a sociedade), fico me perguntando por que alguém ainda se casa?! Daqui a pouco estarão se desentendendo, brigando por ninharias, disputando algum controle sobre o outro. Então percebo que a humanidade é composta de otimistas! Mesmo sabendo de tudo isso, têm a capacidade de ignorar os fatos por completo e pagar pra ver se conseguem viver o ideal que almejam! Daí que cada um tem um ideal tão diverso do outro que fica difícil manter a harmonia.

Posso parecer muito negativa, mas ainda acho que casamentos verdadeiros... amores pra vida inteira... só acontecem quando se pensa no que você pode dar para o desenvolvimento individual do outro (ao invés de pensar no que quer receber). O Flavio Gikovate, que é referência no assunto, diz que geralmente os casais são compostos por um individuo generoso que doa e outro egoísta, que só recebe. É matemática! Nunca poderia haver harmonia assim. Dois egoístas também não melhoram muito o resultado da conta! Mas dois generosos?! Esses sim, acho que têm alguma chance!!!

A conclusão é que generosidade é amor posto em prática (que frase mais Khalil Gibram). E amor não se parece com posse ou cobrança. Amor não é receber, é doar! E quando a gente doa de coração aberto não pode esperar receber nada em troca... Claro que isso não é pra justificar as uniões entre generosos e egoístas, porque continuar dando pra alguém que só recebe também não é amor, é escravidão! Então ficam aqui os meus votos de que cada um sozinho aprenda primeiro a ser generoso antes de fazer uniões que busquem apenas atender a desejos narcisistas!

2 comentários:

  1. Comentários impecáveis à parte...você escreve tão bonito, mas tão dentro, tão longe...que cutuca feridas aparentemente curadas...não é!
    Mas é isso mesmo, percebo que só corações generosos são capazes de levar adiante uma união por tempo indeterminado...ainda bem que alguém concorda...agradecida!!! Sim porque a exemplo de perfis profissionais, tenho ouvido que casamentos duradouros são sinais de casais acomodados...Há de tudo, eu sei...mas há também os que sabem que amar é antes de tudo querer somenteo bem do outro...e quando isso é recíproco...a união dá certo.
    Você ainda irá provar esse gostinho, eu sei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não que vc esteja querendo, eu sei...mas está escrito.

    ResponderExcluir