segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Spring cleaning


Estou feliz porque, com a ajuda da minha salvesalve mãe que entende tudo sobre os verde seres autótrofos, agora tenho um jardim para minha filha dizer "bom dia, florzinhas!" e brincar de menina-do-dedo-verde. Foi assim que comemoramos a primavera: plantando um jardinzinho lindo de azaléias, flores da família das ericáceas que são reconhecidamente resistentes e estão floridas mesmo quando as condições são adversas, nos lembrando que a vida pode continuar bonita mesmo quando as circunstâncias não são lá grande coisa. Afinal circunstâncias são circunstanciais e com o perdão da redundância, podem mudar a qualquer instante. O que não pode mudar é nossa disposição para com a vida... assim como as azaléias devemos continuar florindo, admirando a beleza, defendendo a verdade, venerando a nobreza*... o resto é o resto!

As azaléias trouxeram ótimas reflexões! Se olhassêmos para a natureza com mais frequencia, com certeza não nos deixaríamos abater com facilidade. Vale muito mais arregaçar as mangas e plantar um jardim por exemplo, do que malbaratar o tempo cultivando pensamentos tristes, invejosos e ressentidos! As azaléias que vieram morar conosco ensinam lições tão óbvias que vale a pena repetir, porque são estas que esquecemos primeiro!

Se não cuidarmos, se não estivermos despertos, o cotidiano passa a ser uma série de ações mecânicas, automáticas, despidas de alma alguma. Daí nos tornamos vulneráveis e alvo certeiro de pensamentos sombrios. Quando vemos, nem queremos mais levantar da cama. Nos perguntamos: para que enfeitar com flores a casa? Para que olhar o céu? até esquecer de lembrar que coisas como flores e o céu existem. Tudo é cinza e nada está bom! Reclamamos como disco arranhado cobrando de todos o que achamos que a vida nos ficou devendo. Mas se você planta um jardim, tudo muda. Não se pode mais ver o mundo sob o filtro de uma paleta esmaecida se você está cultivando um jardim! Os pensamentos sombrios fazem ricochete na alma de quem planta um jardim! Como a infelicidade poderia penetrar a alma de quem mantém um jardim??? 

Mas atentem que não basta comprar um jardim e colocar lá não! É preciso, antes, jogar um monte de coisa fora para começar a semear e cultivar um jardim. É preciso doar-se, dizer todo dia "bom dia, florzinhas"  e desejar que elas sejam felizes moradoras da sua casa.

*Admira a beleza,
Defende a verdade,
Venera a nobreza,
Escolhe a bondade!
Assim é que o homem
Será conduzido,
Às metas na vida;
Aos retos caminhos
Na hora em que age:
À paz, quando sente;
À luz, quando pensa;
E aprende a confiar na
Regência divina
De tudo o que há
No vasto cosmo,
No fundo d 'alma.



Rudolf Steiner          

2 comentários:

  1. Oi Erica, não conhecia esse verso de Rudolf Steiner,inspirador!!!

    ResponderExcluir
  2. Também achei, Ivan! Encontrei ele aqui: http://sab.org.br/steiner/aforismos.htm
    entre outros. Bom ter um novo leitor! Seja bem- vindo.

    ResponderExcluir