quarta-feira, 23 de julho de 2008

Surplus = excesso


"Se na América latina o gozo dos bens terrenos está reservado a poucos, é preciso que a maioria se resigne a consumir fantasias. Vendem-se ilusões de riqueza aos pobres e de liberdade aos oprimidos, sonhos de triunfo aos vencidos e de poder aos fracos."
Eduardo Galeano

Surplus - Terrorized into being consumers é um documentário sueco de 2003 que apresenta uma crítica contundente à cultura de consumo e ao largo apelo ao consumo no pós onze de setembro. Apelo do próprio presidente Bush, como você deve ter visto ou verá no filme Story of Stuff, que eu indiquei no post anterior.

É um tanto quanto desesperador constatar que as premissas fundamentais da sociedade em que vivemos são ilusões. E que somos atirados num moinho que gira rápido, rápido, cada vez mais rápido só para que não percebamos que estamos vivendo uma ilusão em seguida da outra...

Eu bem sei que vivemos num país (dito) em desenvolvimento. Cheio de mazelas sociais e econômicas. Sei que não consumimos na escala do povo estadunidense... Mas, não estamos consumindo seu lifestyle?!

É interessante a discussão do filme a respeito dos males da globalização, que extermina diferenças culturais porque não é nem um pouco democrática e de como por trás de políticas sociais, o governo atende muito mais aos interesses do corporativismo do que aos da população.

aqui o link da primeira parte do documentário, infelizmente não tem legenda em português!

Nenhum comentário:

Postar um comentário